Laboratório de Informática Educativa

     Com o advento do computador na vida de todos, formulando conceitos, a escola precisa ampliar seus objetivos, redimensionar novas funções sociais e políticas incorporando instrumentos imprecindíveis para o surgimento de uma maneira atual de fazer educação.
    A escola não está excluída do núcleo 
social, assim sendo, há que inserir a tecnologia tornando-a parceira, e juntas, objetivar caminhos, onde os equipamentos da informática educativa resgatem a qualidade do passado contextualizando-o em um mundo dinâmico, estabelecendo um legitima igualdade de condições para que o aluno da escola pública faça parte e participe da vanguarda da educação que é a Informática Educativa.


      Nunca, na história da humanidade, a relação entre informação, conhecimento e cidadania estiveram tão próximas. Hoje, para que as novas tecnologias dêem sua contribuição à democracia, é preciso receber, reelaborar e produzir informações e pontos de vista de forma interativa. Essa realidade torna o acesso a informação digital uma necessidade para o desenvolvimento dos educandos e o desenvolvimento dos mesmos.



Pretendemos no Laboratório da Escola Francisca Abreu Lima iniciar um processo de inclusão digital com as crianças, bem como apresentar aos docentes uma ferramenta de grande importância e utilidade nos dias atuais.      

     Com as máquinas tando educandos como os professores irão criar novas possibilidades de aprendizagem. A internet também  funcionará como suporte aos atores do processo de ensino-aprendizagem possibilitando aos mesmos informações em tempo real sobre todos os acontecimentos, em todas as disciplinas em novas tecnologias.




PROJETO MONITORIA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

  • TEMA: Alunos monitores, crianças motivadas.

  • PÚBLICO ALVO: Alunos do 5º e 4º ano do Ensino Fundamental I.

  • PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO: Durante todo o ano letivo de 2012 no contra turno das atividades escolares.

  • SELEÇÃO: Os alunos são previamente selecionados pelo professor regente de sala de aula.

  • PARCEIROS: direção,professores, professora do LIE, pais de alunos.

  • JUSTIFICATIVA:
         O Laboratório de Informática é um ambiente educacional, utilizado para fomentar a pratica pedagógica utilizando para isso as tecnologias , mídias e TICs. Por esse motivo pensou-se no treinamento de alunos monitores para ajudar ao professor de sala de aula e ao professor do LIE a desenvolver um trabalho lúdico, prazeroso e pedagógico nos termos da inclusão, seguindo as diretrizes da Informática Educativa.
  • OBJETIVOS:
  • Estimular a participação dos alunos da Escola a colaborar com os professor do LIE mais frequentemente dentro do laboratório;
  • Mostrar maneiras de utilizar-se do computador como instrumento de estudo e por que não lazer, cultura e aprendizado;

  • Levar ao aluno monitor conhecimentos acerca de softwares e programas educativos;
  • Mostrar o funcionamento do LIE como extensão da sala de aula;

  • Incentivar à pesquisa e ao estudo dentro do LIE;

  • Preparar o aluno monitor a atender as necessidades educacionais de professores e alunos que utilizam o LIE.






  • ESTRATÉGIAS E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

     





     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

    Ao final do treinamento os alunos monitores terão habilidades com os computadores do LIE, projetor multimídia nos aspectos funcionais de hardware e software. Bem como utilizar e entender as funcionalidades da Internet para pesquisas e lazer;
    Durante o treinamento os alunos virão à escola e ao LIE sempre no contra-turno mediante a aprovação e permissão por escrita dos pais em um termo de solicitação.
    O aluno poderá ser suspenso das suas atividades de monitoria se houver alguma ocorrência negativa em ambiente escolar: brigas, notas baixas mal comportamento, pois estas não são características de monitores.
    Cristiane Lopes Guedes da Silva
    Professora do Laboratório de Informática Educativa

    Atividades no Laboratório de Infomática


    Alunos no projetor Multimídia
    Alunas Monitoras


    PROJETO ARTE COM A FERRAMENTA DE DESENHO TUX PAINT

    JUSTIFICATIVA

         Tux Paint trata-se de um editor de imagens de, para crianças . O nome Tux Paint vem do , o famoso e divertido pingüim do Linux, que é usado como uma personagem que encoraja crianças a se divertirem se aventurando pelo programa.
    O programa é composto por botões grandiosos com e texto descritivo e muitas cores deixando-o mais vivo e complacente ao público alvo infantil. A parte da usabilidade fica por conta dos sons, diferentes a cada ferramenta relacionando a ferramenta ao som por ela produzido. Também em questão de usabilidade, os botões grandes ajudam facilitando a focalização do botão correto por crianças pequenas com coordenação motora ainda imperfeita. (fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tux_Paint).
    Por esse motivo o programa Tux Paint foi escolhido para dinamizar um projeto de Arte que visa utilizar esse programa para criar telas e cartões, motivando as crianças a usarem esta divertida ferramenta.


    OBJETIVOS

    • Estimular a coordenação motora geral;
    • Estimular a coordenação motora fina;
    • Utilização do mouse , teclado adequadamente;
    • Estimular a prática lúdica e artística;
    • Valorizar as produções feitas a partir do uso do software Tux Paint;




    ESTRATÉGIAS



    Mediante o agendamento da turma, as atividades serão propostas e realizadas dentro do Laboratório de Informática Educativa, as ferramentas do programa de desenho Tux Paint serão apresentadas aos alunos e eles produzirão telas de arte, cartões virtuais, bilhetes ,etc.
    As alunas monitoras receberão um suporte pedagógico do professor do LIE para orientarem as crianças a usarem o Tux Paint adequadamente e sem dificuldades. O projetor multimídia será usado para facilitar a compreensão dos alunos e viabilizar a aprendizagem e o manuseio do programa.

    PERÍODO DE IMPLEMENTAÇÃO
    E PÚBLICO ALVO


    Maio 2012
    Alunos da Escola Municipal Francisca de Abreu Lima


    ATIVIDADES PROPOSTAS



    • Inicializar o Tuz Paint pelo menu iniciar;
    • Conhecer a interface do software Tux Paint: botões, comandos,etc
    • Criar telas artísticas usando o Tux Paint;
    • Aprender a salvar o desenho feito no Tux Paint;
    • Exposição virtual dos desenhos feitos com o o software Impress;
    • Impressão de trabalhos para o Mural da Escola;


    Cristiane Maria de Araújo Lopes Guedes da Silva
    Professora Laboratório de Informática Educativa


    PRODUÇÕES DOS ALUNOS













    Alunos no Laboratório de Informática Educativa






4 comentários:

  1. muito legal, tambem sou professor de informatica educacional gostaria de manter contato para podermos trocar informações

    ResponderExcluir
  2. Sou Professor de Matemática e Informática educacional , e gostaria de manter contato para trocar ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro estive no teu blog e postei um comentário também seja sempre bem vindo por aqui.
      Professora Cristiane

      Excluir