Projeto de Literatura Infantil

EMEIF FRANCISCA ABREU LIMA


PROJETO DE LITERATURA INFANTIL




1.JUSTIFICATIVA:

Ao lermos uma história de interesse da criança, percebemos como ela fica atenta, se é do seu agrado, pede-nos, inclusive que a contemos diversas vezes.

As crianças vivenciam nas estórias sentimentos e moções que são passadas através de diversos personagens. Tais personagens dramatizam situações do dia-a-dia ou as relações entre as pessoas, que são identificadas e percebidas diretamente por elas. Também através das histórias, as crianças ampliam seus conhecimentos, pois o enredo retrata foemas diferentes de pensar, agir e ser.

2. OBJETIVO GERAL:

Possibilitar à criança um maior convívio com os livros, estimulando-a a observar, manusear, folhear e contar o que sentem ao ver as imagens neles descritas, compreendendo sua linguagem, mensagem e valores poe eles transmitidos.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Desenvolvera linguagem oral e possibilitar a linguagem escrita, através de diferentes formas da contação de histórias (leitura do livro), dramatização, que permitem a criança descobrir a diferença entre linguagem falada e escrita.

Incentivar a criação de histórias, favorecendo a confecção de livros, possibilitando à criança expressar-se livremente por meio da linguagem escrita, respeitando a sua produção e a do colega.

Desenvolver na criança o hábito de ouvir histórias e discutir os valores nelas existentes, respeitando o nível em que cada criança se encontra.

4. ETAPAS PREVISTAS:

Seleção dos livros a serem trabalhados

Divisão cronológica do uso de cada livro

Planejamento para cada livro



5. RECURSOS: MATERIAIS E HUMANOS

Livros de Literatura Infantil

Livros Didáticos, revistas e coleções pedagógicas que auxiliem no trabalho sobre temas abordados no projeto

Laboratório de Informática, Biblioteca utilizados como ferramenta educacional no projeto

professores de sala de aula regular, professor LIE e Biblioteca

6.CLIENTELA:

Crianças da Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano da EMEIF Francisca Abreu Lima

7. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

Livro I :Chapeuzinho Vermelho

LINGUAGEM: leitura da história;outro final para história; palavras- chaves: lobo-chapeuzinho-vovó-casa; ordenação da História: princípio, meio e fim


MATEMÁTICA: cor vermelha; linhas ( o caminho para casa da vovó): curvas e retas ; longe e perto; muito e pouco; medidas (torta da vovó)


ESTUDOS SOCIAIS (VALORES): desobediência; autoridade dos pais; conversas com estranhos; mentira; família; respeito aos mais velhos


CIÊNCIAS: órgãos do sentido; os animais selvagens; as plantas;


ARTES: dramatização da história ;teatro de fantoches; confecção de frutas de argila.