EMEIF FRANCISCA ABREU LIMA
PROJETO DE LITERATURA INFANTIL
1.JUSTIFICATIVA:
Ao lermos uma história de interesse da criança, percebemos como ela fica atenta, se é do seu agrado, pede-nos, inclusive que a contemos diversas vezes.
As crianças vivenciam nas estórias sentimentos e moções que são passadas através de diversos personagens. Tais personagens dramatizam situações do dia-a-dia ou as relações entre as pessoas, que são identificadas e percebidas diretamente por elas. Também através das histórias, as crianças ampliam seus conhecimentos, pois o enredo retrata foemas diferentes de pensar, agir e ser.
2. OBJETIVO GERAL:
Possibilitar à criança um maior convívio com os livros, estimulando-a a observar, manusear, folhear e contar o que sentem ao ver as imagens neles descritas, compreendendo sua linguagem, mensagem e valores poe eles transmitidos.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolvera linguagem oral e possibilitar a linguagem escrita, através de diferentes formas da contação de histórias (leitura do livro), dramatização, que permitem a criança descobrir a diferença entre linguagem falada e escrita.
Incentivar a criação de histórias, favorecendo a confecção de livros, possibilitando à criança expressar-se livremente por meio da linguagem escrita, respeitando a sua produção e a do colega.
Desenvolver na criança o hábito de ouvir histórias e discutir os valores nelas existentes, respeitando o nível em que cada criança se encontra.
4. ETAPAS PREVISTAS:
Seleção dos livros a serem trabalhados
Divisão cronológica do uso de cada livro
Planejamento para cada livro
5. RECURSOS: MATERIAIS E HUMANOS
Livros de Literatura Infantil
Livros Didáticos, revistas e coleções pedagógicas que auxiliem no trabalho sobre temas abordados no projeto
Laboratório de Informática, Biblioteca utilizados como ferramenta educacional no projeto
professores de sala de aula regular, professor LIE e Biblioteca
6.CLIENTELA:
Crianças da Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano da EMEIF Francisca Abreu Lima
7. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
Livro I :Chapeuzinho Vermelho
LINGUAGEM: leitura da história;outro final para história; palavras- chaves: lobo-chapeuzinho-vovó-casa; ordenação da História: princípio, meio e fim
MATEMÁTICA: cor vermelha; linhas ( o caminho para casa da vovó): curvas e retas ; longe e perto; muito e pouco; medidas (torta da vovó)
ESTUDOS SOCIAIS (VALORES): desobediência; autoridade dos pais; conversas com estranhos; mentira; família; respeito aos mais velhos
CIÊNCIAS: órgãos do sentido; os animais selvagens; as plantas;
ARTES: dramatização da história ;teatro de fantoches; confecção de frutas de argila.