Projeto Junino

              A Escola realizou  a festa junina que foi dedicada ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga " O Rei do Baião".
Dança Junina
     Luiz Gonzaga foi um ícone da música brasileira, por esse motivo vamos fazer um resumo de sua biografia e prestar uma homenagem a esse personagem tão importante de nossa música, Luiz Gonzaga nasceu em uma fazenda chamada Caiçara na zona rural de Exu na Serra do Araripe no estado de Pernambuco no ano de 1912, exatamente no dia treze de dezembro e foi além de um ótimo cantor, um compositor que fazia músicas que fazem parte da cultura brasileira até os dias de hoje, Luiz Gonzaga era filho de um lavrador e sanfoneiro, senhor Januário José Santos e de Ana Batista de Jesus, agricultora e dona de casa. 
Pescaria
        Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. 
Fonte:wikipédia





         Diante de tantas comemorações e eventos juninos espalhados pela cidade de Fortaleza  e pelo Estado. a Escola Municipal Francisca Abreu Lima realizou no dia 28/06/2012 sua tradicinal festa junina, evendo que teve a aparticipação e colaboração do núcleo gestor, Conselho Escolar, Programa mais Educação, funcionários, professores, alunos, monitores do Mais Educação,pais e comunidade.
        A Festa foi o resultado de um projeto trabalhado durante todo o mês, onde a figura de Luiz Gonzaga foi o principal tema e sua contribuição para a cultura e a música brasileira. 
          Atrações não faltaram na festa todas ao som harmonioso da sanfona de Luiz Gonzaga. As crianças dedicaram aos ensaios e a preparação do evento e todo saiu conforme o trabalhado em sala e fora dela, dentro do Programa Mais Educação.


3 comentários: